sábado, 12 de maio de 2012

Propiedades coligativas

propiedades coligativas são:
  • a redução de pressão do vapor de um liquido
  • a elevação da temperatura de ebulição de um liquido
  • a redução da temperatura de congelação de um liquido
  • a pressão osmotica

tonoscopia
Tonoscopia é o estudo do abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente, provocado pela dissolução de um soluto não-volátil.

Crioscopia:A criometria é o estudo do abaixamento da temperatura de solidificação de um solvente, provocado pela adição de um soluto não-volátil, à pressão externa constante.

Ebulioscopia: Ebulioscopia é o estudo da elevação do ponto de ebulição de um solvente, provocada pela adição de um soluto não-volátil, à pressão externa constante.


as propiedades coligativas tem tambem o ponto triplo que passa pelas seguintes etapas:
1) Equilíbrio líquido – vapor

Em cada temperatura há uma determinada pressão exercida pelo vapor em equilíbrio com o seu líquido.



2) Equilíbrio sólido – líquido
Um sólido pode estar em equilíbrio com o seu líquido, sob determinada pressão e temperatura.



Para que ocorra esse equilíbrio é necessária uma determinada temperatura para cada valor da pressão.

Seja o equilíbrio:



Sabemos que a densidade da água sólida é menor do que da água líquida. Portanto, o aumento da pressão transfere o equilíbrio para a direita, e isto quer dizer que a fusão do sólido torna-se mais fácil. Logo, para manter o equilíbrio, é necessário abaixar a temperatura quando a pressão aumentar.

Veja no gráfico abaixo, a curva que representa o equilíbrio da água:



3) Equilíbrio sólido – vapor
Chamamos de sublimação a passagem do estado sólido para o estado gasoso. O processo inverso recebe o nome de ressublimação ou deposição.

Dependendo das condições de pressão e temperatura, pode ocorrer o seguinte equilíbrio:



O aumento da pressão transfere o equilíbrio para a esquerda. Para manter o equilíbrio é necessária uma temperatura maior.



4) Ponto triplo – diagrama de fases
O diagrama de fases é uma representação gráfica das condições de pressão e temperatura de uma substância nos estados líquido, sólido e gasoso.

Veja abaixo o diagrama de fases para a água.



O gráfico está dividido em três áreas, cada uma delas representa uma fase pura. A linha cheia mostra as condições sob as quais duas fases podem existir em equilíbrio. O ponto triplo é onde as três curvas se encontram, é o ponto de equilíbrio entre as três fases.
O ponto triplo da água ocorre sob a temperatura 0,01°C e 0,006 atm. Apenas nessas condições, a água pode existir nas três fases em equilíbrio.



    Pressão de vapor (parte 2 pressão atmosferica,pressão de vapor)

    Pressão atmosferica
    a pressão atmosferica impede que todo liquido evapore de uma unica vez se não existisse a pressão atmosferica o liquido seria evaporado instantaneamente por causa da energia cinetica das particulas e ja que existe somente algumas pariculas conseguem escapar da fase liquida porque sobre a superficie do liquido tem a pressão atmosferica e quanto maior a pressão atmosferica sobre a superficie de um liquido mais dificil será sua evaporação e
    vice-versa



    Pressão de vapor de um liquido
    o vapor exerce pressão sobre a superficie do liquido essa pressão é chamada de pressão maxima de vapor do liquido e a quantidade de vapor sobre a superficie do liquido depende da volaridade do liquido.assim quanto  mais volatil maior será a quantidade de particulas do liquido no estado de vapor.a pressão de vapor de um liquido não depende do volume da fase gasosa,nem do volume da fase liquida tampouco do formato do recipiente onde o liquido está.
    observe na imagem que mesmo de
    temperaturas diferentes tem uma pressão igual

    Pressão de vapor (parte 1 volatilidade)

    A pressão de valor engloba o estado da materia como ebulição e vaporização e tambem a pressão atmosferica.
    a volatilidade esta dentro desse assunto a volatilidade é quando tem uma grandeza que está relacionada à facilidade da substância de passar do estado líquido ao estado de vapor ou gasoso.quanto maior for a em que o liquido se encontra maior será a movomentação das particulas da materia liquida existe a volatilidade relativa entre uma substância A e uma substância B é definida da seguinte forma:                                                               


    αABvolatilidade relativa entre A e B
    yAe,yBefrações molares de A e B, respectivamente, na fase vapor em equilíbrio com a fase líquida
    xAe,xBefrações molares de A e B, respectivamente, na fase líquida em equilíbrio com a fase vapor



    a evaporação de um liquido depende do tipo de forças intermoleculares da massa molecular da substancia  da superficie de contato entre o corpo liquido e a atmosfera.quanto maior a intensidade da interação intermolecular mais dificil será para o liquido evaporar,ou seja,será menor sua volatilidade.
    O líquido com maior pressão de vapor, numa dada temperatura, é o que apresenta, nessa temperatura, maior tendência a evaporar. Ao comparar líquidos, dizemos que aquele que possui maior tendência a evaporar é o mais volátil. Volatilidade é a tendência de sofrer vaporização.
    Comparando as quatro substâncias, temos:
    água < etanol < metanol < sulfeto de carbono

    no grafico aumenta a pressão do vapor
    e da volatilidade começando na agua e terminando no sulfeto de carbono